👉 Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos. [Apocalipse 5:1]
--- No mundo romano o método
formal de estabelecer a última vontade a respeito do inventário de alguém das
classes nobres e ricas era por meio de um livro selado com sete selos de cera
marcados com o sinete de sete testemunhas idôneas que asseguraram a vontade
expressa no testamento.
--- A herança dos salvos está fundamentada na morte de Jesus Cristo (Hebreus 9:15).
--- Herança que está documentada e selada, mas que ainda não foi efetivada (1 Pedro 1:4).
--- Tendo visto o Pai e Seu glorioso trono, a atenção de João é agora atraída para um pergaminho que está na mão do Pai.
♦ MÂO DIREITA
- O lado do favor e da força (Salmos 20: 6; 74:11; 80:17; 89:13; 98:1);
- posição de privilégio no governo do reino (Salmos 110:1; Daniel 7:13-14; Marcos 16:19; Atos 5:3; 17:55; Efésios 1:20; Colossenses 3:1; Hebreus 1:3; 10:12).
- compartilha o poder e o reino do Pai (Apocalipse 5:13; 6:16; 7:10 cf. 1Reis 2:19).
--- A abertura dos selos deste livro é a ampliação, o desenvolvimento, a continuação e o desfecho do livro de Daniel, * e de todos os outros profetas descrevendo, do lado de Deus, os julgamentos necessários para assegurar o cumprimento de tudo o que Ele predisse:
* "Vai, Daniel, porque estas palavras estão encerradas e seladas ATÉ AO tempo do fim." (Daniel 12:9)
--- Em Apocalipse 10:7 é dito que nos dias do soar da sétima trombeta “se cumprirá o mistério de Deus, assim como ele anunciou aos seus servos, os profetas”.
--- O pergaminho está intrinsecamente relacionado ao cumprimento de uma compra, de uma redenção, de um resgate:
- "um Cordeiro como tendo sido morto" (Apocalipse 5:6)
- "porque foste morto e com o teu sangue compraste" (Apocalipse 5:9 compare 1 Pedro 1:18,19)
--- Os eventos que acontecem após o rompimento dos selos estão diretamente relacionados à herança de Cristo:
- Salmo 2:1-3 descreve as forças rebeldes mundiais reunidas para tentar impedir que o Deus Messias tome posse ou administração da terra.
--- Mas isso já foi decretado por Deus:
- "Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião. Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão." (Salmos 2:6-8)
--- O termo bíblico “filho” envolve o conceito de “heranca” ("De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus." - Gálatas 4:7).
--- Uma compra foi feita na cruz e agora a escritura dessa compra está sendo reivindicada por seu legítimo proprietário.
--- Existe um lapso de dois mil anos entre a aquisição a preço de sangue na cruz e a reintegração de posse ao final da tribulação.
--- Mas esses lapsos são comuns nas tramitações do oriente, po exemplo:
- Enquanto Babilônia sitiava Jerusalém, Deus disse a Jeremias para comprar um terreno em Israel. Mesmo que a terra viesse a cair nas mãos da Babilônia, a compra de Jeremias demonstrou a realidade da promessa de Deus de restaurar Israel de volta à terra:
"[...compra-o. Então, entendi que isto era a palavra do Senhor. Comprei, pois, de Hananel, filho de meu tio, o campo que está em Anatote; e lhe pesei o dinheiro, dezessete siclos de prata. Assinei a escritura, fechei-a com selo, chamei testemunhas e pesei-lhe o dinheiro numa balança. Tomei a escritura da compra, tanto a selada, segundo mandam a lei e os estatutos, como a cópia aberta; dei-a a Baruque, filho de Nerias, filho de Maaseias, na presença de Hananel, filho de meu tio, e perante as testemunhas, que assinaram a escritura da compra, e na presença de todos os judeus que se assentavam no pátio da guarda. Perante eles dei ordem a Baruque, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Toma esta escritura, esta escritura da compra, tanto a selada como a aberta, e mete-as num vaso de barro, para que se possam conservar por muitos dias;" - Jeremias 32:8-14
"Eis aqui as trincheiras já atingem a cidade, para ser tomada; já está a cidade entregue nas mãos dos caldeus, que pelejam contra ela, pela espada, pela fome e pela peste. O que disseste aconteceu; e tu mesmo o vês. Contudo, ó Senhor Deus, tu me disseste: Compra o campo por dinheiro e chama testemunhas, embora já esteja a cidade entregue nas mãos dos caldeus." - Jeremias 32:24,25
"Agora, pois, assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca desta cidade, da qual vós dizeis: Já está entregue nas mãos do rei da Babilônia, pela espada, pela fome e pela peste. Eis que eu os congregarei de todas as terras, para onde os lancei na minha ira, no meu furor e na minha grande indignação; tornarei a trazê-los a este lugar e farei que nele habitem seguramente. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus." - Jeremias 32:36-38]
- Em ambos os casos (de Cristo e de Jeremias), a compra foi feita com antecedência e um período de tempo interveio antes que a posse fosse totalmente concedida em uma data futura.
- No caso (de muita fé!) de Jeremias a posse vai se dar somente após sua ressurreição, no Milênio!!!
- O preço de compra foi pago, mas o que foi comprado permanece nas mãos dos usurpadores. Assim, uma cadeia de julgamentos é trazida pela qual o comprador pega de volta o que Ele possui por direito. No final, os usurpadores são despejados e o que foi comprado fica nas mãos do comprador.
--- O livro selado é a escritura de compra da herança ou administração da terra pelo inquilino da humanidade, que foi confiscada quando o homem se afastou de Deus.
♦ UM LIVRO ESCRITO POR DENTRO E POR FORA
1- fazer uma cópia que era preservada (em vasos cheios de cera ou parafina) e escondida (enterrados), foi o caso de Jeremias
2- escrever por dentro e por fora, como é o caso em Apocalipse
- Contratos estampados em tábuas de argila foram encontrados na Babilônia, dentro de um envelope de argila, do lado de fora do qual está impressa uma duplicata exata do contrato: se com o passar do tempo surgisse algum desacordo e se suspeitasse que o texto externo tivesse sido adulterado, o envelope era quebrado na presença de testemunhas para ver se o texto interno concordava com o externo.
♦ SETE SELOS
--- Dentro desse rolo são encontrados TODOS os julgamentos a serem derramados sobre a terra e os habitantes da terra como parte do RESGATE DA PROPRIEDADE DE DEUS.
--- Βιβλιον [ Biblion ] κατεσφραγισμένον [ katesphragismenon ] = LIVRO SELADO (tempo perfeito passivo: tendo sido selado, foi previamente selado e assim permanece... Até esse momento...
--- Dentro desse livro selado com sete selos são encontrados todos os julgamentos a serem derramados sobre a terra e os habitantes da terra como parte da redenção da criação para que o Cordeiro tome o domínio sobre a terra.
--- Será uma redenção total, completa.
Todos os sete selos fazem parte do mesmo programa de Cristo de expulsar Satanás e suas forças e tomar posse permanente da terra.
--- É um processo de despejo.
--- A sequência de eventos que se seguem a partir da abertura de cada um desses selos indica que todos os julgamentos e permissões tem esse objetivo.
--- As 7 taças estão contidas na sétima trombeta
--- As 7 trombetas estão contidas no sétimo selo.
--- O sétimo selo CONTÉM as 7 trombetas E as 7 taças.
--- Há uma série de sete com o último revelando mais sete e novamente o último revelando mais sete..
--- Além dessa estrutura, há um parêntese entre o sexto e o sétimo em todas as três séries. (capítulos: 7 / 12 a 15 / 17 e 18)
--- SELO 1: permissão para o surgimento do anticristo (6:1,2)
--- SELO 2: paz retirada (permissão para a guerra) (6:3,4)
--- SELO 3: produtividade retirada (permissão para fome) (6:5,6)
--- SELO 4: permissão para morte (consequências dos 3 primeiros selos: guerra, fome, pestes e feras) (6:7,8)
--- SELO 5: permissão para fé (mártires) (6:9-11)
--- SELO 6: anúncio da desapropriação (chegou o grande dia da ira deles) (6:12-17)
[PARÊNTESE 1: capítulo 7]
--- SELO 7: traz os anúncios das trombetas: (8:1-6)
--- TROMBETA 1: um terço da terra destruída (8:7)
--- TROMBETA 2: um terço do mar destruído (8:8,9)
--- TROMBETA 3: um terço das fontes de águas destruídas (8:10,11)
--- TROMBETA 4: elementos siderais afetados em um terço (8:12,13)
--- TROMBETA 5: homens atormentados com dor física (gafanhotos-escorpiões) (9:1-12)
--- TROMBETA 6: um terço dos homens mortos (9:13-21)
[PARÊNTESE 2: capítulos 10, 11, 12, 13, 14 e 15]
--- TROMBETA 7: traz a sequência das tigelas (que são MAIS INTENSAS que as trombetas). Os juízos das tigelas anunciam a consumação (11:15-19), e acontecem em um breve período numa rápida sucessão. Deus se isola, não há mais o que fazer... (15:8)
--- TIGELA 1: feridas malignas (16:1,2)
--- TIGELA 2: todo o mar destruído (16:3)
--- TIGELA 3: todas as fontes de águas destruídas (16:4-7)
--- TIGELA 4: calor escaldante (sol máximo) (16:8,9)
--- TIGELA 5: homens atormentados com dor psicológica (escuridão) - Lucas 21:26 ["homens desmaiando de terror, na expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo"] (16:10,11)
--- TIGELA 6: preparação para o fim (quase todos os homens mortos na volta de Cristo) (16:12-16)
--- TIGELA 7: Feito está! (16:17-21)
A volta de Jesus (19:11-21)
Nenhum comentário:
Postar um comentário