segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Apocalipse 13 - Terceira apresentação dos personagens tribulacionais: A Besta do Mar (Parte 3: A Abominação Desoladora)

 A ABOMINAÇÃO DESOLADORA

👉 “Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, levantado no lugar santo” (Mateus 24:15)

👉 “Quando, pois, virdes o abominável da desolação situado onde não deve estar” (Marcos 13:14)

👉 “E este rei fará conforme a sua vontade, e levantar-se-á, e engrandecer-se-á sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas, e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito. E não terá respeito ao Deus de seus pais, nem terá respeito ao amor das mulheres, nem a deus algum, porque sobre tudo se engrandecerá.” (Daniel 11:36,37)

👉 “o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.” [ο αντικειμενος και υπεραιρομενος επι παν το λεγομενον θεον η σεβασμα ωστε αυτον εις τον ναον του θεου ως θεον καθισαι αποδεικνυντα εαυτον οτι εστιν θεος εις τον ναον του θεου]

(2 Tessalonicenses 2:4)

Opõe

(antikeimai de anti = contra, oposto + keimai = se colocar) significa literalmente alinhar-se ou colocar-se em oposição a. Ambas as idéias nos dando uma imagem clara do conflito contínuo entre o homem do pecado e o Deus Todo-Poderoso.

tempo presente indica que ele continuamente se opõe a Deus como Seu adversário.

Assim como em Gálatas 5:17 o Espírito e a carne estão em oposição (antikeimai) contínua um ao outro.

É interessante que antikeimai seja usado para traduzir o verbo hebraico satanás em Zacarias 3:1 "Então ele me mostrou Josué, o sumo sacerdote, em pé diante do anjo do Senhor, e Satanás (substantivo) à sua direita para o acusar." (verbo = “o satanizar”, “para se opor a ele”, no hebraico = satan = para agir como um adversário; Lxx = antikeimai).

Levanta / Exalta

(estar inflado de orgulho) (huperairomai de huper = acima ou intensificação de significado + airo = elevar) significa elevar-se, tornar-se altivo, tornar-se inflado de orgulho ou sentir-se excessivamente autoconfiante.

Ele “se exaltará” traduz um segundo particípio descritivo não apenas de sua ação, mas de seu caráter. A imagem é de extrema arrogância, o máximo em megalomania, instalando-se não apenas como um deus, mas como o maior dos deuses, o autoproclamado governante de todos.

Ter um senso indevido de sua auto-importância.

No único outro uso do NT de huperairomai é por Paulo depois que ele foi transportado para o terceiro céu e ouviu "palavras inexprimíveis" (2 Coríntios 12:2-4), ele diz que "por causa da suprema grandeza das revelações, por esta razão, para me impedir de exaltar (huperairomai) a mim mesmo, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás para me atormentar - para impedir que eu me exalte!" (2 Coríntios 12:7)

objeto de culto

sebasma (gr) = tudo aquilo pelo qual se sente reverência, um objeto (físico ou não, divindade) de admiração ou adoração.

Ele não aceitará rivais, seja o verdadeiro Deus ou qualquer falso deus ou homem (Jesus Cristo, Maomé, Buda...)

se assentar / se entronizar

“A PONTO DE ELE SE ENTRONIZAR NO SANTUÁRIO INTERNO DO TEMPLO DE DEUS" diz o texto grego.

Naquela cultura, o assentar (kathiso) é algo que tinha que ser concedido:

“o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais,” (Efésios 1:20)

“Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono” (Apocalipse 3:21)

“e tratardes com deferência o que tem os trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés,” (Tiago 2:3)

Mas, no caso do Anticristo, existe um descaramento, uma audácia, uma presunção, pois ele SE assenta (se entroniza).

se / a si mesmo

O pronome He (autos) é fortemente enfático, conforme é expresso no original e fica no início da oração.

Na convicção de que É Deus, ele SE entroniza, no lugar da terra que pertence a Deus!

O original também tem o sentido de tomar O SEU lugar, tomar o lugar que lhe é próprio:

"se é aqui que Deus se assenta, então é aqui que devo me assentar, pois eu sou Deus!"

A construção usada (eis com o acusativo) implica movimento em direção a e indica que por seu ato ímpio o homem da iniquidade se coloca "no" assento de Deus no santuário interior (naos).

O Anticristo (e/ou sua imagem) não ficaria em qualquer lugar no Complexo do Templo (Hieron) mas no lugar santo interior (naos), o Santo dos Santos, porque este último é onde O próprio Deus havia habitado nos dias em que Sua nuvem de glória Shekinah ainda estava presente sobre o Templo de Salomão.

UM OBJETO OU UMA PESSOA?

A abominação que causa terror é às vezes descrita como uma pessoa e às vezes como um ato de profanação por essa pessoa:

Daniel 9:27 (virá O)

Daniel 11:31 (estabelecendo A)

Daniel 12:11 (posta A)

Mateus 24:15 (virdes A abominação que desola)

Marcos 13:14 (virdes O abominável que desola)

“Quando, pois, virdes A abominação da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo” (Mateus 24:15)

“Quando, pois, virdes O abominável da desolação situado onde não deve estar” (Marcos 13:14)

A pergunta que surge é, se é o Anticristo está no lugar santo ou é a sua imagem?

Enquanto o gênero em Mateus 24:15 é neutro o que favorece uma imagem, o gênero da passagem paralela em Marcos 13:14 é masculino, o que favorece um homem.

Assim o masculino singular traduzido em Marcos 13:14 contrapõe o neutro singular em Mateus 24:15...

Marcos 13:14 é claramente paralelo a Mateus 24:15, mas em vez de "estar no lugar santo" (o ídolo) Marcos tem "estar onde não deveria estar” (a pessoa).

Há uma maneira muito simples e lógica de resolver o uso tanto do masculino quanto do neutro:

 O Anticristo entra no lugar santo e se declara "Deus", o que claramente seria uma abominação para os judeus ortodoxos.

Mas porque ele tem guerras para lutar e povos para oprimir, ele não pode continuar permanecendo no lugar santo.

Assim, enquanto ele próprio permanecer sentado no Templo, ele não poderá se aventurar nas várias campanhas associadas às suas atividades no tempo do fim.

Há um problema - a Besta não é Deus. Em particular, ele não tem o atributo único da onipresença de Deus.

Então, seu braço direito, o Falso Profeta, comissiona uma imagem do Anticristo para os habitantes da terra, e a coloca no lugar santo ("dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta" - Apocalipse 13:14).

Tendo estabelecido a imagem, ao Falso Profeta é “concedido poder para dar fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta fale e faça com que todos os que não adorarem a imagem da besta sejam mortos” (Apocalipse 13:15 cf. Apocalipse 14:9).

Esta é talvez uma das declarações mais notáveis ​​em toda a Escritura, pois parece que ao Falso Profeta é permitido, pela soberania do controle permissivo de Deus sobre o mal, dar vida à imagem.

Observe que tanto a Besta como sua imagem são objetos de adoração (Apocalipse 13:15; 14:9; 19:20).

Embora o próprio homem do pecado se assente primeiro no Templo (2 Tessalonicenses 2:3-4), Jesus infere que algo inanimado está estabelecido no lugar santo: “erguido em pé no lugar santo..." (Mateus 24:15). A abominação neste versículo não é uma pessoa (masculina ou feminina), mas uma coisa (neutra). Ou seja, a imagem da Besta.

Parece razoável pensar que um dos propósitos da imagem é continuar a ocupar o lugar sagrado dentro do Templo, permitindo que a Besta se aventure para cumprir suas muitas responsabilidades, deixando um ícone (imagem) presente como o ponto focal da adoração.

As Escrituras indicam que as atividades do Anticristo envolvem um futuro templo judaico.

Tanto a Ezequiel como a João foi ordenado medirem templos futuros, já que no tempo de Ezequiel o primeiro templo já havia sido destruído assim como no tempo em que João recebeu o Apocalipse, o segundo também já tinha sido destruído.

O TERMO ABOMINAÇÃO DESOLADORA

to bdelugma tes eremoseos

o sacrilégio aterrador

a abominação que surpreende e desola

a abominação da desolação

o objeto sacrílego que causa profanação

o sacrilégio desolador

a abominação que torna desolada ou devastada

A abominação denota um objeto de desgosto, algo repugnante e detestável, enquanto o genitivo de desolação descreve o efeito produzido, fazendo com que algo seja abandonado e deixado desolado.

O que a expressão quer dizer é que o Templo será usado para um propósito abominável em algum momento no futuro.

Como resultado, o povo fiel de Deus não mais adorará lá - tão grande será sua repulsa moral, desprezo, e aversão ao sacrilégio, e o Templo se tornará desolado, abandonado.

Tanto a reivindicação de divindade quanto a imposição de um objeto idolátrico são detestáveis para Deus e Seu povo.

Abominação (946) (bdelugma) é derivado do verbo bdelusso que significa emitir um odor fétido ou afastar-se por causa de um mau cheiro. Figurativamente bdelusso fala daquilo que causa repugnância, algo nauseabundo. Uma "abominação" é algo detestável ou repugnante e em Mateus 24:15 o genitivo de desolação descreve o efeito produzido, fazendo com que algo seja abandonado e deixado desolado.

No Antigo Testamento, o termo abominação denotava idolatria ou sacrilégio (Deuteronômio 29:16-17; 1 Reis 11:6-7; 2 Reis 16:3; 23:13; Ezequiel 8:9-17). Em 1 Macabeus 1:54 NRSV "uma abominação da desolação" é usado para descrever o altar de Zeus.

Bdelugma é usado como equivalente ao ídolo em Deuteronômio 7:26; 1 Reis 11:17; 2 Reis 23:13.

O verbo cognato (relacionado), bdelussomai, significa sentir náusea ou aversão por comida: portanto, geralmente usado para desgosto. Em um sentido moral denota um objeto de repugnância moral ou religiosa.

Veja 2 Crônicas15:8; Jeremias 13:27; Ezequiel 11:21; Daniel 9:27; 11:31.

Desolação (eremosis de eremoo = desolar, devastar) significa um estado de tornar-se inabitável, despovoado

O adjetivo relacionado eremos foi usado por Jesus quando Ele profetizou aos judeus "Eis que a vossa casa (Templo) vos está sendo deixada deserta!" (Mateus 23:38). Em Mateus 24:26 eremos é traduzido como deserto, que é a forma mais frequente de tradução no NT.

Eremosis - 26x em 23v na Septuaginta (Lxx) - Levítico 26:34-35; 2 Crônicas 30:7; 36:21; Salmos 73:19; Jeremias 4:7 ("para tornar a sua terra um deserto"); Jeremias 7:34 ("a terra se tornará uma ruína"); Jeremias 22:5; 25:18; 44:6,22; Daniel 8:13; 9:2,18,25,27; 11:31; 12:11. 

Levítico 26:34-35 'Então a terra desfrutará de seus sábados todos os dias da desolação (hebraico = vergonha/samen; Lxx = eremosis) enquanto você estiver na terra de seus inimigos; então a terra descansará e desfrutará de seus sábados. 'Todos os dias da sua desolação guardará o descanso que não guardou nos vossos sábados, enquanto vocês viviam nele.

de que falou o profeta Daniel” (Mateus 24:15)

Jesus está identificando os textos de Daniel 9:27 e 12:11.

Observe que, embora Daniel 12:11 tenha a mesma frase ‘ipsi literis’ (abominação da desolação) que Jesus usou em Mateus 24:15, Daniel 9:27 também usa tanto abominação (hebraico = shiqquts; Lxx = bdelugma) quanto desolação (hebraico = vergonha/samen); Lxx = eremosis).

Jesus NÃO está identificando Daniel 8:13 e nem 11:31, pois ambas as profecias se cumpriram em Antíoco IV Epifanio no segundo século AC.

Observe também que Jesus não citou uma referência específica da Escritura em Daniel e, portanto, Ele deixou em aberto toda a profecia de Daniel como potencialmente útil para ajudar a entender a identidade da abominação da desolação.

De fato, se alguém vê a abominação da desolação como o Anticristo (ele mesmo ou sua imagem), é claro que Daniel fala sobre esse homem, referindo-se a ele por três nomes, incluindo "chifre pequeno" (Daniel 7:8), "a besta" (Daniel 7:11, cp Apocalipse 13:2-3, 4-5) e "o rei" (Daniel 11:36-45).

A AUTO-DEIFICAÇÃO DE SI MESMO PELO ANTICRISTO

Ele reivindicará uma preeminência absoluta sobre todas as pessoas e todos os deuses.

“ostentando-se como se fosse o próprio Deus” (2 Tessalonicenses 2:4)

Ostentar/Exibir (584) (apodeiknumi de apo = longe de, intensifica + deiknuo = tornar conhecido o caráter ou significado de algo por meios visuais, auditivos, gestuais ou linguísticos) é um verbo que significa literalmente mostrar (apo) e então passa a significar fazer com que algo seja conhecido publicamente.

Usado 4x no NT:

“Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado/atestado/exibido por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;” (Atos 2:22)

“E, chegando ele, rodearam-no os judeus que haviam descido de Jerusalém, trazendo contra Paulo muitas e graves acusações, que não podiam provar/exibir/apresentar.” (Atos 25:7)

“Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs/apresentou/exibiu por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens.” (1 Coríntios 4:9)

“o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se/exibindo-se como se fosse o próprio Deus.” (2 Tessalonicenses 2:4)

O tempo presente de apodeiknumi indica que este é o "curso de conduta" do Anticristo, exibindo-se continuamente como se fosse Deus, mas ele tem apenas 42 meses (1260 dias, 3,5 anos, tempo, tempos e metade do tempo) para se exibir para o mundo como o Cristo.

Assim, Deus permite que o homem dê a sua "melhor performance" de ser Deus (666).

Este homem é a representação e o ápice de todo desafio ímpio dos homens contra Deus desde o Jardim do Éden!

Ele se mostra ao mundo como a divindade absoluta!

É o clímax do pecado humano.

Por isso são tão imperdoáveis, da parte de Deus, aqueles que aceitam essa afirmação a ponto de adora-lo.

É um pecado tão explícito e de punho tão levantado, que seus nomes nem são escritos no livro da vida.

E é o porquê da exigência de perseverar até o fim para ser salvo.

O homem do pecado reivindica homenagem e adoração exclusivas e não tolerará rivais (2 Tessalonicenses 2:4) e, em imitação de Cristo (Atos 2:22 – “Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis;”), dará suporte a sua reivindicação com "todo tipo de falsos milagres, sinais e maravilhas" (2 Tessalonicenses 2:9). 

Após ter proibido toda forma de adoração, ele exigirá para si o culto que proibiu a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário