"eu te guardarei DA (ek, no grego) hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro"
(Apocalipse 3:10)
Existe uma grande discussão entre pré e pós tribulacionistas em torno desta frase.
É o texto de maior peso argumentativo dos pré-tribulacionistas pois ele apresenta uma promessa clara e óbvia, apesar de que, é claro, existem vários outros argumentos, diretos, indiretos e compartivos-simbólicos para a crença de que Jesus Cristo virá arrebatar a igreja antes da Grande Tribulação.
O debate centra-se em se a preposição DA (εκ) aqui denota:
DE
ou
ATRAVÉS DE
A promessa é manter a igreja fora do julgamento ou preservá-la durante o julgamento?
Não existe uma abordagem “tamanho único” para como Deus escolhe proteger os fiéis:
Ele tanto salva de (Enoque - Gênesis 5:24; Ló - Gênesis 19:21-22)
como através de (Noé - Gênesis 7:13; Páscoa- Êxodo 12:13; RJT - Isaías 26:20,21; Apocalipse 7:3; 9:4)
O problema não pode ser resolvido simplesmente apelando para passagens semelhantes, uma vez que ambos os modelos de proteção são encontrados nas Escrituras...
Mas, a resposta simples para a pergunta em mão é encontrada lendo a promessa com mais cuidado, pois o foco não deve ser mantido no julgamento, mas na hora do julgamento.
Quando a importantíssima palavra hora é incluída na discussão,
fica claro que a promessa se refere ao tempo da provação
e não aos seus efeitos.
Quando Jesus em sua natureza humana orou 'remova este cálice de mim' (Marcos 14:36; Lucas 22:42) e o pedido paralelo ou equivalente: 'salve-me desta hora' (João 12:27), Ele não estava orando para ser poupado durante a hora, mas para ser afastado/isentado da hora! Era um pedido desesperado do Homem Jesus para não ter de beber o horrível cálice...caso fosse possível...
O que estabelece o significado da expressão aqui.
Pois se a mesma expressão usada no grego dos Evangelhos tem essa intenção interpretativa, é consequente que a mesma expressão, que também é usada em Apocalipse, tenha o mesmo sentido.
Ademais, não vejo muito sentido em que um Cristo apaixonado por sua noiva a ponto de a Si mesmo Se dar por ela, a submeta a uma surra tribulacional antes das núpcias...
De quebra temos também outa promessa e exortação:
"E para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura" (1Tessalonicenses 1:10)
E, só para lembrar aquilo que todo bom dispensacionalista sabe de cor, pois sabe separar o que é pertinente ao gentio e ao judeu do que é pertinente à Igreja:
A tribulação é para disciplinar e converter o Israel incrédulo (Jacó):
"Ah! Que grande é aquele dia, e não há outro semelhante! É tempo de angústia PARA JACÓ; ele, porém, será livre dela" (Jeremias 30:7)
E, como conclui o nosso versículo em análise:
"Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA"
Nenhum comentário:
Postar um comentário