quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Solidão Cósmica - Parte 4: A solução



O homem sem Cristo está sob a escravidão do pecado e do sistema do mundo, influenciado e controlado por Satanás  (João 8:34; 1 João 3:8a; Efésios 2:2; 2 Timóteo 2:26; João 8:44a).

Para ele a solidão (e seus derivados: angústia, ansiedade, depressão...) não tem solução efetiva, exceto pela conversão a Jesus Cristo.

Já o nascido de novo está sob o cuidado e proteção de Deus (1 João 5:18; João 10:11,28,29), mas isso não quer dizer que não esteja vulnerável aos matizes da solidão...

Ele precisa lançar mão da PROFILAXIA DIVINA, a Palvra de Deus e Suas promessas.

Sim, a profilaxia Divina para todos os tipos de solidão (e todos os problemas humanos) é a simplicidade do Evangelho.

Simples assim, nós é que complicamos tudo.

O viver singelo da Palavra de Deus é a solução para o problema da solidão, pois ela declara: “Não é bom que o homem esteja só.” (Gênesis 2:18).

Se alimentar todos os dias da Palavra de Deus, que contém muitas promessas do deus fiel e amoroso que nunca mente, dá confiança, segurança, perspectiva, definição de propósito, esperança, direção, alegria, otimismo...(Deuteronômio 28:1-14; Lucas 11:28; Salmos 1:1-3; Mateus 6:33; Josué 1:8; Tiago 1:25).

Outra medida profilática que a Palavra de Deus recomenda é orar sem cessar (1 Tessalonicenses 5:16-18), não algo mecânico ou ritualístico, mas como expressão de um relacionamento franco com o Pai. Orar inibe e afasta a ansiedade (Filipenses 4:6,7).

Evangelizar, de maneira ativa e passiva; direta ou indireta; por confrontação ou por convivência, pela proclamação ou pelo testemunho cotidiano, fornece um senso de valor e de propósito, o que é altamente profilático nos casos de solidão e depressão. (1 Timóteo 4:16)

E, principalmente, congregar. O que dá amor, suporte, companhia e companheirismo. (Eclesiastes 4:9,10; Gálatas 6:2a; Isaías 35:3,4a; Colossences 3:13; Isaías 41:6; 1 Tessalonicenses 5:14,16)
Conclusão

O Homem é um ser social, não foi criado para a solidão.
E, além da necessidade inerente de contato e comunhão, acima de tudo foi criado para se relacionar com Deus.
O homem foi feito para Deus.
Só em comunhão com Deus ele encontra a paz do seu propósito, se sente feliz e realizado. A indefinição acaba, e com ela o perigo da solidão, pois ele finalmente compreende que a solução para todos os problemas, para tudo o que acontece neste mundo caótico e para tudo o que a humanidade busca e anseia é:

“Viver uma vidinha de crente!”...na Igreja.

Nela é possível vivenciar a expressão maior de unidade, comunhão e propósito. Amando e sendo amado por Deus; amando e sendo amado pelos irmãos.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Textos bíblicos citados:

João 8:34: " Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado."

1 João 3:8a: "Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio.”
Efésios 2:2: "Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência."

2 Timóteo 2:26: "E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos."

- João 8:44a: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai."

- 1 João 5:18: "
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca (no grego: não tem o pecar como uma característica e uma prática contínua); mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca."

- João 10:11,28,29: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas...E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.”

- Lucas 11:28: “Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.”

- Salmos 1:1-3: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.”

- Mateus 6:33: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

- Josué 1:8: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”

- Tiago 1:25: “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado em tudo o que fizer.”

- 1 Tessalonicenses 5:16-18: “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."

- Filipenses 4:6,7: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”

- 1 Timóteo 4:16: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas (ser exemplo dos fiéis, ler exortar e ensinar, fazer uso do dom pessoal, meditar na Palavra – de acordo com o contexto de 12 a 15); porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.”

- Eclesiastes 4:9,10: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.”

- Gálatas 6:2a: “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.”
- Isaías 35:3,4a: “Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes. Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais.”

- Colossences 3:13: “Suportando-vos (dai suporte, apoio) uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.”

- Isaías 41:6: “Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te.”

- 2 Tessalonicenses 5:14: “Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário