quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

A Igreja, o pleroma de Cristo - Parte 1


Deus Pai exerceu a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro.
E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, O deu a igreja,
a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.

Efésios 1:19-23

Cristo está assentado a direita do Pai da Glória, nos lugares celestiais, o que isso quer dizer?

Quer dizer primazia, precedência, exaltação, glória, autoridade, poder, destaque, privilégio...

Cristo está acima de tudo e de todos!

acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome”

Não existe, em todo o universo, um nome maior que o Seu, alguém com mais autoridade. Autoridade absoluta. Ele conquistou esse status pela perfeita e completa obediência (Filipenses 2:8-11)

Todas as coisas estão debaixo dos Seus pés.

Mas esse mesmo texto fala que Deus O deu a igreja.

Jesus Cristo é um presente de Deus para a igreja, Ele pertence a ela, e ela pertence a Ele (Cânticos 6:3 e 7:10)

“para ser o cabeça sobre todas as coisas, O deu a igreja

O que isso quer dizer?

Para ratificar e demostrar que Cristo é a autoridade máxima sobre todas as coisas é dito que Ele é A autoridade (o cabeça) máxima daquela que está colocada como a autoridade máxima de todas as coisas criadas: a Igreja.

Isso revela nosso altíssimo privilégio, como participantes da Igreja; não existe e jamais existirá maior privilégio e autoridade dados aos homens do que ser parte integrante daquela que é uma só com Jesus Cristo, a Noiva, assim como o casal, na simbologia da união física é uma só pessoa, uma só carne! (Gênesis 5:2, Efésios 5:31,32) A Igreja é “a sua própria carne” (Efésios 5:29,30). Uma com Ele!

E não apenas estamos unidos em uma união orgânica, assim como a cabeça e o corpo formam um só organismo, mas temos também uma união intrinsecamente profunda, somos um só espírito com Ele (1 Coríntios 6:17), o mesmo espírito que é Dele é o nosso Espírito, e nos habita.

O Espírito Santo é chamado de Espírito de Jesus Cristo (Filipenses 1:19); de o Espírito do Filho (Gálatas 4:6); e em 2 Coríntios 3:17 fala-se do Espírito do Senhor.  Em suma, o Espírito que habita em Jesus Cristo não é outro, senão o Espírito Santo. Há um só Espírito (Efésios 4:4), o Espírito de Jesus Cristo que é o Espírito Santo.* O Espírito de Cristo estava nos profetas do A.T. (1 Pedro 1:10 e 11); e quando Ele disse em João 14:18 que “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros”, Ele voltou por meio do Espírito Santo que habita na igreja, "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Coríntios 3:16); Em Efésios 5:26 diz que Jesus Cristo santifica a igreja ["Para que (Cristo) a santificasse”] e em 1 Pedro 1:1,2 diz que o Espírito é que santifica os eleitos (“Em santificação do Espírito”); Romanos 8:26 diz que o Espírito é nosso intercessor (“O Espírito intercede por nós”) mas, em Hebreus 7:25, diz que Jesus é o nosso intercessor [“Vivendo (Cristo) sempre para interceder por eles”]; Segundo Marcos 13:11, Espírito Santo nos dirá o que falar em tempos de perseguição (“Não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo”) porém, segundo Lucas 21:15, Jesus nos dará palavras e sabedoria para falar (“Eu vos darei boca e sabedoria”); concluindo, "E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” (Romanos 8:8).

E, já que iniciamos com um texto que fala da ressurreição de Jesus Cristo, vamos encerrar esta parte com:

“Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.” (Romanos 8:11)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Textos bíblicos citados:

- Filipenses 2:8-11: “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”

Cânticos 6:3: “Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu.”

- Cânticos 7:10: “Eu sou do meu amado, e ele tem saudades de mim.”

Gênesis 5:2: “homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados.” (duas pessoas, um só nome, uma só identidade)
Efésios 5:31,32: “Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.”

- Efésios 5:29,30: "Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo."

- 1 Coríntios 6:17: "Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele."

* De maneira alguma fica insinuado aqui que o Espírito Santo não seja uma pessoa distinta de Jesus Cristo. Ele é uma pessoa que habita outras pessoas, Jesus Cristo e os eleitos. A Bíblia descreve o Espírito Santo de uma maneira que não deixa dúvida quanto à sua personalidade, Ele exerce os atributos de personalidade: mente (Romanos 8:27 - "E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito" e 1 Coríntios 2:11,13 - "Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus...o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais."), vontade (João 3:8 - "O vento assopra onde quer", 1 Coríntios 12:11 - "o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer." e Atos 16:6,7 - "foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia...mas o Espírito não lho permitiu.") e sentimento (Efésios 4:30 - "não entristeçais o Espírito Santo de Deus" e Tiago 4:5 - "O Espírito que em nós habita tem ciúmes"). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário