sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

A fé e a razão

 O papel da razão e do conhecimento científico deve ser sempre ministerium, não magisterium

    Alguém poderia perguntar: esses detalhes científicos realmente importam?* Eles estavam escondidos de nossos irmãos em Cristo que foram antes de nós, e claramente, portanto, eles não eram necessários para eles. Por que eles deveriam ser necessários para nós? Eles foram omitidos das Escrituras por esta mesma razão, simplesmente porque eles não são importantes?

* [É muito importante ter sempre em mente que o conhecimento descoberto humanamente é sempre para ministrar, e não dominar, nosso entendimento nas coisas de Deus. O papel da razão e do conhecimento científico deve ser sempre ministerium, não magisterium.]

     Nem todo mundo vai querer saber sobre essas coisas, e certamente ninguém precisa se preocupar com elas. Aqueles que têm uma fé simples geralmente encontram sua fé servindo adequadamente e bem, embora a análise frequentemente mostre que a fé simples é, na realidade, bastante complexa, a complexidade sendo ocultada pela compreensão intuitiva e, portanto, muitas vezes não reconhecida. Mas há aqueles que por circunstância e disposição são levados, ou se dirigem, a investigar o como da nossa redenção em maior profundidade. Essas pessoas têm sede de saber mais, e acham a busca excitante, o que às vezes equivale quase a um ato de adoração.

     Eu acho que Benjamin Warfield declarou bem a diferença entre o desejo de conhecer e a necessidade de saber. Um é tão real e inegável quanto o outro. Mas de maneira nenhuma é essencial para qualquer homem saber como ele é salvo para ser salvo, nem conhecer as complexidades das circunstâncias pelas quais Deus fez essa provisão a fim de ter certeza da salvação. Mas se ele tem o desejo de explorar os caminhos de Deus com o homem, então os meios para fazê-lo estão se tornando cada vez mais acessíveis ano após ano.

     Através dos séculos, muitos dos grandes teólogos do passado lutaram com o problema da provisão de um corpo perfeito da carne pecaminosa que era de Maria (pois ela também precisava de um Salvador: Lucas 1:47). A teologia católica romana evoluiu o dogma da Imaculada Conceição. Mas eu acredito que tal dogma não é necessário e que muitos que procuraram resolver o problema por tais meios teriam revelado o tipo de entendimento que agora está aberto para nós e que teria feito o maior uso possível dele. Tal conhecimento foi adquirido quase inteiramente por aqueles que não estão de todo preocupados com as doutrinas da fé cristã. Contudo, quer saibam ou não, são servos de Deus, assim como Ciro era servo de Deus, mas não o sabia (Isaías 45:1,5). E estou convencido de que devemos respeitar esse serviço fazendo uso dele, não apenas para melhorar nosso destino na vida, mas também para aumentar nossa compreensão das coisas em que mais acreditamos. Nós não deveríamos depender das descobertas da ciência para confirmar nossa Fé, embora isso possa acontecer; mas é certamente apropriado usar essas descobertas para explorar essa Fé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário