sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Por quem Cristo morreu?

Por que se pela ofensa de um (Adão) todos os seus descendentes nascem pecadores, mas o sacrificio de Cristo não salva a todos automaticamente? (texto referência Romanos 5:18,19)

Será que é assim? Ou salva?

🤔

Vamos por partes:

Primeiro ponto: existe pecado e pecadoS.

O pecado é a RAIZ, a origem, é a natureza pecaminosa, é o que a Bíblia chama negativamente de carne (sarx, no grego).

Os pecadoS são os FRUTOS, as consequências da natureza pecaminosa, é o que a Bíblia chama negativamente de obras (Gálatas 5:19a, Apocalipse 20:12c).

Adão foi advertido para não comer daquele fruto, senão, morrendo ele morreria (cf o original hebraico traduzido "certamente morrerás). Quando ele desobedeceu e comeu, um "veneno" entrou em seu corpo e ele começou a morrer (é o "morrendo"). essa é a morte FÍSICA, consequência do PECADO. Na sequência, essa natureza pecaminosa (PECADO) já começou a se manifestar em ações (PECADOS), quando, por exemplo, Adão acusou Deus de ser o responsável pelo desastre ("a mulher que me deste por esposa"...)

A Hamartiologia (estudo da doutrina do pecado) é uma doutrina extensa nas Escrituras e, quando a estudamos mais detidamente, a conclusão que se chega é que o resultado do PECADO é a morte física ("o salário do pecado é a morte") e o resultado dos PECADOS é a separação eterna no lago ("os vossos pecadoS fazem separação entre Mim e vós"), também chamada de segunda morte (Apocalipse 20:14).

A obra expiatória de Jesus Cristo possui dois aspectos para atender a essas duas necessidades, aspectos que foram tipificados através de inúmeros sacrifícios tipológicos e também em Levítico 16:7-10 (é bom ler o capítulo 26 todo...) por dois bodes: um que era morto e o sangue apresentado no Santo dos Santos (pelo pecado da nação) e outro, sobre cuja cabeça o Sumo Sacerdote confessava os pecadoS da nação e ele era levado para o deserto, para ser afastado, abandonado, separado...

Agora sim, podemos responder a pergunta inicial:

O sacrifício de Cristo SALVA AUTOMATICAMENTE todos os descendentes de Adão de seu PECADO! ***

[***Que a expiação de Cristo na cruz foi ILIMITADA (para todos os descendentes de Adão) pode ser visto, por exemplo, em João 12:32, 1 Timóteo 2:6, 4:10, Tito 2:11, Hebreus 2:9]

Pois da mesma forma involuntária (sem participação ativa da minha volição em particular) que herdo de Adão a natureza pecaminosa, igualmente a humanidade é salva/perdoada por possui-la.

"Eis o Cordeiro de Deus, que tira O PECADO do mundo!" (João 1:29) 

A questão é que existem também OS PECADOS...

São esses que acarretam a separação eterna e, cuja solução se dá unicamente pela escolha pessoal de Jesus Cristo como Advogado e Salvador particular, por meio da admissão de ser praticante de pecadoS e da decisão de não querer mais ser praticante voluntário deles (mudança de atitude - arrependimento).

Para que o perdão dos pecadoS se torne EFETIVO é necessária APROPRIAÇÃO PESSOAL.

Na Soteriologia (estudo da salvação) isso é chamado JUSTIFICAÇÃO, recebemos a justiça de Cristo, e nos tornamos "santos, inculpaveis, irrepreensíveis" e podemos estar na presença de Deus (Romanos 5:1, Apocalipse 22:14).

Cristo, na cruz, sofreu as duas mortes; a física (quando gritou: Tudo está completamente pago! - TETELESTAI!) e a espiritual (quando ficou longe separado, afastado, isolado da presença do Pai, por três horas e chorou: "Deus meu, Deus meu, porque me abandonastes").

A neutralização da morte física se dá por meio da ressurreição física. É, por isso, que TODOS OS HOMENS serão ressuscitados. É um desdobramento da quitação total da dívida de PECADO de todos.

É por isso também que crianças, quando morrem, vão para a presença de Deus*, pois o seu PECADO está pago, assim como o de TODOS os homens...e não tiveram ainda oportunidade de manifestarem essa natureza pecaminosa na forma de PECADOS (o que as afastariam eternamente de Deus), não têem o que confessar ou o de que se arrepender...

[*Davi expressou essa compreensão quando disse de seu filho de 7 dias de idade que acabara de morrer: "Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim." 2 Samuel 12:23 - ou a criança estava condenada e Davi também iria para a condenação aonde ela estava, ou, o contrário, ambos um dia estariam juntos na presença de Deus, e particularmente não creio que Davi tenha se perdido...]

Agora cumpre a cada um de nós tomar ou não essa decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário