sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Uma Testemunha da Redenção na Natureza

Mas eu sou verme e não homem.   Salmos 22:6a

    O Salmo 22 é frequentemente chamado de "Salmo da Crucificação" ou "O Salmo da Cruz" e é claramente um salmo messiânico dando uma detalhada descrição profética da crucificação de nosso Senhor quase 1000 anos antes do evento real. Spurgeon escreve: "Para expressões melancólicas, insurreição de profundezas inexprimíveis podemos dizer deste salmo", não há ninguém como ele. "É a fotografia das horas mais tristes do nosso Senhor, o registro de suas palavras agonizantes, o lacrimogêneo (recipientes utilizados em Tumbas romanas para coletar lágrimas funerárias) de Suas últimas lágrimas, o memorial de suas alegrias expirando. No Salmo 22 , temos uma descrição da escuridão pela qual Jesus passou.

    No versículo 6, encontramos uma descrição muito incomum do Messias: "Eu sou um verme e não um homem". Embora não haja registro de Cristo proferindo estas palavras na cruz, há pouca dúvida de que essas palavras estavam no coração de nosso Senhor. Ele se sentiu comparável a um VERME impotente, oprimido e passivo, enquanto "esmagado por nossas iniqüidades" (Isaías 53:5), e despercebido e desprezado por aqueles que o pisaram. "Ele foi desprezado e abandonado dos homens, um homem de dores e familiarizado com a dor; e como alguém de quem os homens escondem a face. Ele era desprezado (desdenhado, desprezado), e não o estimamos (literalmente: nós o estimamos como nada)". (Isaías 53:3)

    Essa era uma verdadeira semelhança de Si mesmo quando Seu corpo e alma se tornaram uma massa de miséria - a própria essência da agonia - nas dores agonizantes da Crucificação. O homem por natureza é apenas um verme (Jó 25:6, Isaías 41:14); mas nosso Senhor Jesus se coloca mesmo abaixo do homem (Filipenses 2:7-8), por causa do escárnio que foi acumulado sobre Ele e da fraqueza que Ele sentiu, e por isso Ele acrescenta: "e não um homem!" 

    Existe um PEQUENO VERME VERMELHO no Oriente que parece ser nada além de SANGUE quando é esmagado, parece que tudo se foi, exceto uma mancha de sangue; e o Salvador, na profunda humilhação de Seu espírito, Se compara a Si mesmo. para aquele vermezinho vermelho, como é verdade que "Ele não se fez de nenhuma reputação" (Filipense 2:7,8) por amor de nós! Ele se esvaziou de toda a Sua glória, e se houvesse alguma glória natural à masculinidade, Ele se esvaziou dela também. Não apenas as glórias de Sua divindade, mas as honras de Sua humanidade!!!

    A palavra hebraica para verme é TOLA, que a maioria dos estudiosos associa a um verme de cor carmesin (Coccus Ilicis) que nos tempos antigos era esmagado para obter um corante vermelho sangue (hebraico para "escarlate" é a mesma palavra TOLA), o corante era usado para adornar as dez cortinas do Tabernáculo (Êxodo 26:1), a tela para a porta do Tabernáculo (Êxodo 26:36), a véu que separa o Santo Lugar do Santo dos Santos (Êxodo 26:31, clamando de Jesus em alta voz, entregou o seu Espírito e o véu do templo foi rasgado de alto a baixo, abrindo "um novo e vivo caminho que Ele nos inaugurou através do véu, isto é, Sua carne [rasgada] "- Mateus 27:50-51, Hebreus 10:19-20) e as belas vestes do sumo sacerdote (Êxodo 28: 5-6). De fato, quão profundo é o mistério desses usos do VT de TOLA que retratam um verme no Salmo 22:6.e em outras 33 passagens do AT (a maioria em Êxodo) retratando o material vermelho-sangue que prefigurava o Messias, até mesmo a Sua obra de redenção na cruz!

    E assim, não deveria nos surpreender ao ver o Espírito usar a palavra hebraica TOLA para retratar nosso PECADO! Em Isaías 1:18, Deus faz o convite universal: "Venha agora, e raciocinemos juntos. Ainda que seus pecados sejam tão escarlates, eles serão tão brancos quanto a neve. Ainda que sejam vermelhos como CARMESIN (hebraico = TOLA!),eles serão brancos como a lã." Em uma demonstração da maravilhosa e misteriosa graça de Deus, o Espírito escolheu a mesma palavra hebraica (TOLA) para representar o MESSIAS e PECADO! Na verdade, Paulo explica esse mistério profundo, escrevendo que o Pai "fez Aquele que não conheceu pecado ser pecado em nosso favor, para que nos tornássemos a justiça de Deus nEle". (2 Coríntios 5:21 - Quando Cristo foi esmagado pelo peso de nossos pecados, como um verme carmesim esmagado (TOLA), Ele derramou Seu sangue, para que nossos pecados pudessem ser cobertos por Seu fluxo carmesim e nós poderíamos estar para sempre vestidos com as "vestes de salvação, envoltas em Cristo", com o seu manto de justiça. (Isaías 61:10)

UAU! Que preço! Que amor!

Eu nunca saberei o preço dos meus pecados lá na cruz!!!

Que disposição em nos resgatar a ponto de ir tão longe! Tão fundo!

"como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?" - Hebreus 2:3a




Nenhum comentário:

Postar um comentário