sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Jesus Cristo como personagem protagonista no Velho Testamento

    Este fato é facilmente comprovável tomando alguns exemplos de teofanias nas quais a identidade Daquele que é visto é estabelecida para nós no Novo Testamento.

    O estabelecimento de identidade não apresenta problemas em tais casos.

    Por exemplo, Isaías nos diz que ele teve uma visão do Senhor (Isaías 6:1 e seguintes) e que recebeu uma comissão para ir e falar com o povo de Israel, embora eles se recusassem a ouvi-lo. Em João 12:27 e seguintes, esse incidente é mencionado novamente. Um paralelo próximo é traçado entre a situação de Isaías e a experiência dos discípulos que também tiveram uma visão de seu Senhor e, contudo, descobriram, para sua surpresa, que Israel ainda se recusava a ouvir o que eles tinham a dizer. João aponta como semelhante a situação foi, e faz a observação de que era realmente a mesma figura divina dando a mesma comissão a seus mensageiros com o mesmo resultado previsivelmente infrutífero - em ambos os casos. Então ele diz: "Estas coisas disse Isaías quando ele viu a sua glória e falou dEle." Aquele que Isaías viu era o mesmo Senhor. O Senhor de Isaías e o Senhor dos discípulos era Uma e a mesma Pessoa!

     Através dos Salmos, a obra da criação é atribuída a Jeová, e em João 1:3 e Colossenses 1:15,16, a obra da criação é atribuída ao Senhor Jesus. Em Hebreus 1:7-13, encontramos um grande número dessas passagens dos Salmos reunidas e identificadas claramente com o Senhor Jesus, O divino Filho de Deus, que percorreu as páginas da história durante trinta e três anos e meio. Este homem, nascido de uma mãe virgem, não era outro senão Jeová que lançou os alicerces da terra e formou os céus!

     Muitas passagens no Antigo Testamento que supomos serem referência ao Pai são realmente referências ao Filho. Assim, Êxodo 17:2 e 7 registra como os filhos de Israel tentaram o Senhor: e 1 Coríntios 10:9 nos diz que esse Senhor era Jesus Cristo. Em Malaquias 3:1 Aquele que se chama o Senhor dos Exércitos diz: "Eu enviarei o meu mensageiro e ele preparará o caminho diante de mim." Em Mateus 3:3, Marcos 1:3 e Lucas 3:4 a identidade deste mensageiro como João Batista está claramente estabelecida. O ME de Malaquias 3:1 deve, portanto, ser o Senhor Jesus, o Senhor dos Exércitos do Antigo Testamento!

     Em Zacarias 12:10, lemos: "E eu derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém o Espírito de graça e súplicas: e eles devem olhar para mim A Quem eles trespassaram." É importante notar a redação aqui, já que João 19:37 cita esta passagem de forma ligeiramente diferente, convertendo a palavra ME para ELE. Meom em Zacarias 12:10 representa corretamente o hebraico original. Como o orador é o Senhor, Jeová - de acordo com Zacarias 12:4, 7 e 8 - o EU que deve ser perfurado também deve ser Jeová.


Nenhum comentário:

Postar um comentário