domingo, 1 de novembro de 2020

2 e 3 João: O equilíbrio entre a verdade e o amor (segunda parte)

Como foi dito no post anterior, João escreveu duas cartinhas: uma para uma senhora (2 João 1:1) e outra para um cavalheiro, Gaio (3 João 1:1).

O Espírito Santo usou João para transmitir instruções e critérios a respeito da prática da hospitalidade cristã, que estava sendo abusada por pessoas mal-intencionadas e usada por Satanás para infiltrar os seus agentes de engano.

A questão da preservação da integridade da Verdade é essencial para o Evangelho e sua efetividade, pois se trata da Palavra de Deus, ou seja é a integridade do próprio Deus que está em questão:

"Senhor, Deus da verdade" (Salmos 31:5b)

"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida" (João 14:6a)

"o Espírito da verdade" (João 14:17a)

E mais, sem a Verdade não existe salvação, libertação, santificação nem esperança e nem armas para lutar:

"Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas." (Tiago 1:18) / (Efésios 1:13)

"e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32)

"Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17:17)

"por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho" (Colossenses 1:5)

"na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas" (2 Coríntios 6:7) / "e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" (Efésios 6:17)

Satanás SEMPRE lutou contra a verdade, é assim desde o Éden, quando ele se contrapôs diametralmente contra o que Deus dissera: "certamente morrerás" (Gênesis 2:17b) versus "é certo que não morrereis" (Gênesis 3:4b). 

Ele conhece o poder da Verdade e o poder destruidor que ela tem sobre o seu império (dunamis gar theou - Romanos 1:16 - dunamis é o poder que vence a resistência; dunamis é o poder em ação, o poder de realizar; dunamis é a capacidade de produzir um efeito forte), por isso o seu trabalho e empenho contínuo e constante sempre foi negar, contradizer e desacreditar a verdade, sua matéria-prima é a mentira (João 8:44).

É DISSO QUE 2 E 3 JOÃO TRATAM: O VALOR DA VERDADE, a importância da verdade, a inegociabilidade da verdade, a preeminência da verdade e o quão é mister lutar por sua integridade, alíás, devemos batalhar diligentemente por sua integridade (Judas 1:3b)

Percebemos a seriedade disso na advertência que João faz a senhora eleita: 

"Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más." (2 João 1:9-11)

A seriedade e a intransigência com que Deus trata o desvirtuamento e a rejeição de Sua Palavra são vistos em muitas outras passagens igualmente rudes e pesadas:

"Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro." (Apocalipse 22:18,19)

"Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando." (Deuteronômio 4:2)

"Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito (só para eu ter certeza de que vocês entenderam bem o que estou avisando, porque a questão é seríssima), se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema. (Gálatas 1:8,9)

"Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia." (João 12:48)

"como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?" (Hebreus 2:3a)

"do pecado, porque não creem em mim" (João 16:9)

"Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro *, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça." (2 Tessalonicenses 2:9-12)

*(O rei Acabe passou por uma situação de entrega ao erro semelhante a essa operação do erro, por tantas vezes ter rejeitado a Palavra do Senhor por intermédio de Elias. Vide 1 Reis 22:19-23)

Todas essas passagens das Escrituras e tantas outras (*) mostram que abandonar ou rejeitar a Verdade é um erro gravíssimo, é um suicídio eterno! Mostram também que a tolerância de Deus para com tal atitude é zero!!!

(*) Caso queiram explorar um pouco mais esse assunto vide também: Provérbios 26:4; Mateus 7:6; 1 Timóteo 1:3,20; 6:3-11,20; 2 Timóteo 2:14,16; 3:5; Tito 3:10,11; Hebreus 6:6; 10:26-31; 2 Pedro 2:20-23; 1 João 5:16; Apocalipse 3:16.

Maranatha Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário